Realms of War



Realms of War é um livro de contos sobre guerras, lançado em 8 de janeiro de 2008. Esta "antologia" (como os livros de contos são chamados) tem como editor Phillip Attans e possue 12 histórias de aproximadamente 30 páginas.
Para os que ainda não estão acostumados com as novelas de Forgotten Realms, todas as antologias estão ligadas a outra trilogia lançada pelo mesmo período. Realms of War é a antologia de "Twilight War", série muito conhecida e respeitada de Paul S. Kemp.
Dos quatro livros de contos que já li, este foi o que mais chamou minha atenção e felizmente conseguiu ser o melhor deles. Dos dez melhores autores da atualidade das novelas do Reino, arrisco dizer que pelo menos seis estão entre os escritores do livro. Vamos então a uma rápida análise de todos os contos com notas separadas para cada um deles.
#1 - "Continuum" por Paul S. Kemp - Ótimo conto do autor que está em alta no momento. A história se passa entre o segundo e terceiro livro da trilogia "Twilight War" e explica melhor os sentimentos e interesses dos antagonistas desta série perfeita. Sembia é o palco para os acontecimentos do extermínio de Mask, mas o que esse esperto deus tem como último truque escondido? Sugiro a todos lerem esse conto apenas depois da trilogia, pois só assim terão tantas surpresas agradáveis como tive. Nota: "10"
#2 - "Weasel's Run" por Lisa Smedman - A escritora da trilogia "Lady Penitent" conta uma agradável lenda de um halfling tentando escapar de uma caçada. Conto divertido e com algumas partes tristes. É uma história gostosa de ser ler e inteligente, mas nada muito fora do comum. "Nota: 9"
#3 - "The Last Paladin of Ilmater" por Susan J. Morris - História interessante desta editora da WotC. Sinceramente, não sei se devido ao cansaço do dia ou a escrita levemente arcaica, deixei alguns pontos passarem despercebidos do meu entendimento. Mesmo assim, gostei do desenvolvimento e construção dos protagonistas. "Nota: 7"
#4 - "Black Arrow" por Bruce R. Cordell - Um jovem guarda, filho de uma família nobre se vê como peça-chave em meio a uma guerra. Para ajuda-lo, uma guerreira valorosa e um arqueiro Warlord partem em uma missão de retomada à uma torre de vigília. Por não conhecer Bruce Cordell, esta foi a história que mais me trouxe agradáveis surpresas. Ótima história com ótimos personagens. "Nota: 10"
#5 - "Too Many Princes" por Ed Greenwood - O que direi deste monstro (no bom sentido) como escritor? Sua escrita e plots surpreendentes nos levam a Faerûn. Entretanto não consigo digerir seus livros. Muito provavelmente por não ter o inglês como lingua natal, ou porque seu estilo de linguagem são complexos demais para leigos leitores. Lí apenas 10 páginas das 40 do conto, Mirk "the moneylender" é o protagonista. "Nota: X" (infelizmente não ouso dar uma nota)
#6 - "The Siege of Zerith Hold" por Jess Lebow - Quando o forte Zerith está sobre ataque de goblinóides, um grupo de aventureiro faz de tudo para defender sua cidade. Muita ação, surpresas e intensidade no conto. "Nota: 8"
#7 - "Mercy's Reward" por Mark Sehestedt - Um homem solitário tenta se livrar de uma criatura abominável do Deus das Feras. O desenvolvimento não é dos melhores, história sem muita novidade e surpresas, mesmo assim uma boa leitura. "Nota: 7"
#8 - "Redemption" por Elaine Cunningham - Elaith Craunober, personagem criado por esta autora que, talvez, só perde em fama e grandiosidade para Salvatore, deve utilizar de seus meios anti-éticos para um bem maior. "Nota: 9"
#9 - "Changing Tides" por Mel Odom - Um Ranger do mar, caçador de tesouros, está em busca de documentos que explicarão guerras a mais de 300 anos vividas na Costa da Espada. Para isso, alia-se aos membros de um barco "Pirate Hunter" na tentativa de encontrar resquícios de um naufrágio. Lá, na profundeza do oceano, ele se depara com elfos e demônios aquáticos. Divertimento e aventura da primeira à última página. "Nota: 9"
#10 - "Chase the Dark" por Jaleigh Johnson - Um guerreiro ilusionista (no sentido moderno da palavra), em busca de glória e fama em tempos de guerra em Amn, uma terra onde a magia é preconceituada. Personagem muito bem criado. "Nota: 8"
#11 - "Bones and Stones" por R.A. Salvatore - Simplesmente o melhor conto que já li. A história se passa entre o segundo e o terceiro livro de "Hunters Blade Trilogy". O anão Pwent em busca do corpo de um de seus discípulos encontra-se com um Orc à procura dos restos mortais de sua filha. Isso tudo em conjunto com monólogos de Drizzt criticando as guerras. Memorável, emocionante e criativo. "Nota: 10"
#12 - "Second Chance" por Richard Lee Byers - História entre o primeiro e o segundo livro da trilogia "The Haunted Lands". Como admitido por Byers, este conto foi escrito após o desenvolvimento do segundo livro da série, portanto, praticamente não há impacto algum sobre os acontecimentos em Thay. Esperava mais. De qualquer forma é um bom conto. "Nota: 8"
Nota Final: 8,63

Final Gate - Richard Baker


Final Gate, é o terceiro e último livro da série "The Last Mythal" do autor Richard Baker, lançado em Junho de 2006. O primeiro livro se chama Forsaken House enquanto o segundo, Farthest Reach.

Baker é um dos novos grandes autores do Realms, participou da famosa série War of The Spider Queen com o best-selling Condemnation. No momento, ele está escrevendo o terceiro livro de sua mais nova trilogia, ambientada na 4a edição, nomeada Blades of Moonsea.

Além de escritor de novelas, Baker é um dos maiores designers de livros da Wizard, participando ativamente da elaboração de livros tais como: Divine Power 4ed, Complete Arcane 3ed, Players Guide to Faerûn, dentre outros.

A trilogia conta a Crusada realizada por elfos de Evermeet para destruir um antigo povo élfico com sangue demoníaco. Os três livros possuem uma linha muito semelhante, um pouco exagerada, mas realmente consegue fisgar-nos.

Pontos positivos:
  • Diversos personagens importantes são mencionados nesse livro, assim como na trilogia completa. (Elminster, Storm Silverhand, Fzoul, Alustriel)
  • A história é de tremenda importância para os acontecimentos de Faerûn. (Especialmente para os Vales)
  • O terceiro livro, finalmente consegue fazer você gostar dos personagens. Realmente, um bom desenvolvimento psicológico e físico.
  • Para os jogadores de D&D, esse livro é um prato cheio. Metade dele conta a história de um "grupo de aventureiros" em uma missão para salvar o mundo. Diversos poderes e magias clássicas podem ser verificadas. Cliché? Sim. Mas é bom? Ótimo.
  • A escrita é ótima e simples. Richard Baker é um dos autores que achei mais fácil de entender.

Pontos negativos:

  • Vilões burros. Eles não acertaram uma!
  • Nos três livros foram utilizados a mesma forma para nos deixar aficcionado: "a aventura em busca de um item".
  • Diversos nomes estranhos, tive que utilizar o glossário muitas vezes para não me perder.
  • Apenas o terceiro livro conseguiu caraterizar perfeitamente os personagens. (crítica ao primeiro e segundo livro, já que não farei separadamente)

Notas do livro Last Gate:

  • Desenvolvimento: 8
  • Diálogos: 9
  • Diversão: 9
  • Batalhas/Lutas: 8
  • Caracterização dos personagens: 9
  • Vilões: 4
  • Originalidade: 7
  • Importância para FR: 10
  • Leitura boa e simples: 10
  • Utilização dos Reinos: 10
  • Nota final: "8,4"

Ps: Vocês desejam uma resenha mais detalhada sobre o livro em sí? Contando mais a história? Ou assim está bom?

Pps: Próximo livro será 'Realms of War', antologia de Twilight War.

Sweet water and light laughter 'til we meet again.

Resenhas de Livros


Boa Tarde Aventureiros.

Aqui, vocês encontrarão informações sobre diversos livros/novelas de Faerûn. Todas estas, terão uma forma básica, para que aqueles que desejarem ler o livro futuramente, não sentirem-se prejudicados.

Normalmente, leio um livro por semana e pretendo fazer a resenha sobre todos. Mas é comum eu passar algum tempo com outros afazeres deixando de lado a leitura e formação da resenha.

Peço para deixarem suas opiniões, apenas para saber que há pessoas as quais entram neste blog.


Sweet water and light laughter 'til we meet again.