Realms of War é um livro de contos sobre guerras, lançado em 8 de janeiro de 2008. Esta "antologia" (como os livros de contos são chamados) tem como editor Phillip Attans e possue 12 histórias de aproximadamente 30 páginas.
Para os que ainda não estão acostumados com as novelas de Forgotten Realms, todas as antologias estão ligadas a outra trilogia lançada pelo mesmo período. Realms of War é a antologia de "Twilight War", série muito conhecida e respeitada de Paul S. Kemp.
Dos quatro livros de contos que já li, este foi o que mais chamou minha atenção e felizmente conseguiu ser o melhor deles. Dos dez melhores autores da atualidade das novelas do Reino, arrisco dizer que pelo menos seis estão entre os escritores do livro. Vamos então a uma rápida análise de todos os contos com notas separadas para cada um deles.
#1 - "Continuum" por Paul S. Kemp - Ótimo conto do autor que está em alta no momento. A história se passa entre o segundo e terceiro livro da trilogia "Twilight War" e explica melhor os sentimentos e interesses dos antagonistas desta série perfeita. Sembia é o palco para os acontecimentos do extermínio de Mask, mas o que esse esperto deus tem como último truque escondido? Sugiro a todos lerem esse conto apenas depois da trilogia, pois só assim terão tantas surpresas agradáveis como tive. Nota: "10"
#2 - "Weasel's Run" por Lisa Smedman - A escritora da trilogia "Lady Penitent" conta uma agradável lenda de um halfling tentando escapar de uma caçada. Conto divertido e com algumas partes tristes. É uma história gostosa de ser ler e inteligente, mas nada muito fora do comum. "Nota: 9"
#3 - "The Last Paladin of Ilmater" por Susan J. Morris - História interessante desta editora da WotC. Sinceramente, não sei se devido ao cansaço do dia ou a escrita levemente arcaica, deixei alguns pontos passarem despercebidos do meu entendimento. Mesmo assim, gostei do desenvolvimento e construção dos protagonistas. "Nota: 7"
#4 - "Black Arrow" por Bruce R. Cordell - Um jovem guarda, filho de uma família nobre se vê como peça-chave em meio a uma guerra. Para ajuda-lo, uma guerreira valorosa e um arqueiro Warlord partem em uma missão de retomada à uma torre de vigília. Por não conhecer Bruce Cordell, esta foi a história que mais me trouxe agradáveis surpresas. Ótima história com ótimos personagens. "Nota: 10"
#5 - "Too Many Princes" por Ed Greenwood - O que direi deste monstro (no bom sentido) como escritor? Sua escrita e plots surpreendentes nos levam a Faerûn. Entretanto não consigo digerir seus livros. Muito provavelmente por não ter o inglês como lingua natal, ou porque seu estilo de linguagem são complexos demais para leigos leitores. Lí apenas 10 páginas das 40 do conto, Mirk "the moneylender" é o protagonista. "Nota: X" (infelizmente não ouso dar uma nota)
#6 - "The Siege of Zerith Hold" por Jess Lebow - Quando o forte Zerith está sobre ataque de goblinóides, um grupo de aventureiro faz de tudo para defender sua cidade. Muita ação, surpresas e intensidade no conto. "Nota: 8"
#7 - "Mercy's Reward" por Mark Sehestedt - Um homem solitário tenta se livrar de uma criatura abominável do Deus das Feras. O desenvolvimento não é dos melhores, história sem muita novidade e surpresas, mesmo assim uma boa leitura. "Nota: 7"
#8 - "Redemption" por Elaine Cunningham - Elaith Craunober, personagem criado por esta autora que, talvez, só perde em fama e grandiosidade para Salvatore, deve utilizar de seus meios anti-éticos para um bem maior. "Nota: 9"
#9 - "Changing Tides" por Mel Odom - Um Ranger do mar, caçador de tesouros, está em busca de documentos que explicarão guerras a mais de 300 anos vividas na Costa da Espada. Para isso, alia-se aos membros de um barco "Pirate Hunter" na tentativa de encontrar resquícios de um naufrágio. Lá, na profundeza do oceano, ele se depara com elfos e demônios aquáticos. Divertimento e aventura da primeira à última página. "Nota: 9"
#10 - "Chase the Dark" por Jaleigh Johnson - Um guerreiro ilusionista (no sentido moderno da palavra), em busca de glória e fama em tempos de guerra em Amn, uma terra onde a magia é preconceituada. Personagem muito bem criado. "Nota: 8"
#11 - "Bones and Stones" por R.A. Salvatore - Simplesmente o melhor conto que já li. A história se passa entre o segundo e o terceiro livro de "Hunters Blade Trilogy". O anão Pwent em busca do corpo de um de seus discípulos encontra-se com um Orc à procura dos restos mortais de sua filha. Isso tudo em conjunto com monólogos de Drizzt criticando as guerras. Memorável, emocionante e criativo. "Nota: 10"
#12 - "Second Chance" por Richard Lee Byers - História entre o primeiro e o segundo livro da trilogia "The Haunted Lands". Como admitido por Byers, este conto foi escrito após o desenvolvimento do segundo livro da série, portanto, praticamente não há impacto algum sobre os acontecimentos em Thay. Esperava mais. De qualquer forma é um bom conto. "Nota: 8"
Nota Final: 8,63